Criatividade



Neste jogo você pode escrever na tela quaisquer mensagens, cada uma com no máximo 98 caracteres e espaços. Dois tipos de mensagem podem aparecer na tela em cada série: uma mensagem “principal” e uma mensagem de “alarme”. Esta última aparecerá na tela , interrompendo a mensagem principal, a intervalos pré-determinados pelo jogador: a cada minuto ou grupo de minutos; uma vez por hora ou a cada doze horas. É só programar o Odyssey através do seu teclado alfanumérico.

Não desejando mensagem de alarme é só informar ao seu Odyssey, e ele obedecerá! Um relógio digital indicará a hora exata com precisão de segundos! Divirta-se também com seus amigos: aposte quem consegue escrever na tela o maior número de nomes ou palavras sempre relacionados a um determinado tema, dentro de um espaço de tempo pré-fixado (por exemplo: 5 minutos).

Use os recursos deste cartucho Odyssey para editar os títulos das fitas que você gravou com seu aparelho de videocassete. Faça seus próprios comerciais utilizando mensagens promocionais que você fará aparecer na tela! Outras brincadeiras tais como ”Escalação Esportiva”, “Palavra Chave” e “Trouxa” também podem ser feitas com este cartucho.













Código: 06 AV 9433
Título: Criatividade!
Data de lançamento no Brasil: 1983
Equivalente americano: Keyboard Creations!
Equivalente europeu: Newscaster

Macacos me Mordam


Esse jogo endoidece qualquer um. Você e seu parceiro controlam um homenzinho que tem que agarrar o maior número de macacos possível. A tecla ACTION fará o seu homenzinho saltar para os galhos mais altos. E quando ele encontra um macaco, aperte novamente a tecla ACTION para agarrar o macaco.

Ele mudará de cor e tentará agarrar você de volta e congelá-lo. Aí você estará fora do jogo. São 5 diferentes variações onde você terá que enfrentar desafios sempre maiores. Cada jogo com macacos mais loucos que do outro.






Review Odyssey Aventura

Os macacos vão sempre procurar os galhos mais altos, tentando evitar que você e seu adversário os capturem. Mas fuja deles depois que você os capturar, porque, se eles o tocarem. imediatamente você estará fora do jogo. São cinco jogos diferentes. Em cada um deles as emoções da sua caçada vão ser mais fortes. Rabo de Macaco, Redemoinho, Salto no Escuro,  Xadrez do Macaco e Banana. Entre nessa selva com todo o cuidado.
(Publicado originalmente na Revista Odyssey Aventura N°1 | Inverno de 1983)


Informações Adicionais
Código: 06 AV 9432
Título: Macacos me Mordam!
Publisher: Ed Averett
Data de lançamento no Brasil: Inverno de 1983
Equivalente americano: Monkeyshines!
Equivalente europeu: Monkeyshines

OVNI por Odyssey Brasil




OVNI é a resposta da Philips para Asteroids da Atari, e sim, este é um dos melhores jogos do Odyssey. Você controla uma nave que tem que explodir os meteoros em seu caminho e objetos voadores não identificados de alta potência que disparam incessantemente contra você. Sua nave está protegido por um escudo azul giratório que só para por alguns instantes quando ele é atingido ou quando o seu tiro destruir algo, e sua explosão pode iniciar uma reação em cadeia destruindo outros objetos na tela.

Nesta versão do Odyssey, os gráficos são relativamente superior aos do jogo da Atari. Os meteoros flutuam em torno de um semi-randômico, circular, que é eficaz para transmitir a sensação de que você está em um ambiente de gravidade zero. Os gráficos que retratam o escudo de sua nave são feitos sob medida para este jogo e são muito bons. Os efeitos de som, composto quase que inteiramente de barulhos de explosão, são bem feitos.

Quando você joga OVNI, você não terá qualquer dúvida sobre qual jogo arcade a Philips se baseou. No entanto, um elemento de OVNI realmente o diferencia de Asteroides, é o escudo. A rotação do ponto azul em torno da sua nave é a única coisa entre a sobrevivência e o desastre total. Ele pode absorver uma colisão com qualquer elemento, seja um meteoro, um disco voador, ou mesmo um tiro de laser poderoso do inimigo, uma vez que o escudo absorve o dano, ele leva cerca de três segundos para recarregar, período em que você fica desprotegido e pode ser atingido.
Para obter sucesso em OVNI, você precisa administrar cuidadosamente o tempo em que está desprotegido, a melhor maneira de fazer isso, é quase inteiramente renunciar disparos e usar a sua nave.

Um outro aspecto do OVNI que eu tenho que comentar é a "morte". Uma batida em seu recipiente blindado irá destruí-lo e terminar o seu jogo, mas mesmo depois de ser atingido, você não simplesmente desaparece em uma nuvem de fumaça como em tantos outros jogos desta época. Em vez disso, sua nave começa a mudar de cor furiosamente, como se estivesse preparando para explodir , e você ainda pode continuar a controlar a nave condenada por alguns segundos antes de ela finalmente explodir. Você não pode ganhar mais pontos durante esta sequência, mas é muito mais legal do que um simples "Boom final".


OVNI foi o primeiro jogo da "Challenger Series" nos Estados Unidos, que geralmente denotava um cartucho com mais memória. O jogo realmente é viciante e muito mais do que apenas um Asteroids requentado.

OVNI



Muita ação e emoção nesta sensacional batalha interestelar. Objetos Voadores Não-Identificados estão prontos para invadir a nossa galáxia. A missão do comandante é proteger nossas fronteiras, atacando e destruindo estes terríveis invasores a bordo de uma astronave armada com um poderoso canhão Phaser e protegida por um campo de força energizado.

O campo de força é indicado no vídeo por pontos brilhantes que rodeiam a astronave, enquanto o canhão Phaser - alimentado por baterias atômicas que nunca terminam - fica girando incessantemente para atacar os invasores extraterrestres em todas as direções. Mas o tiro tem que ser certeiro: a cada disparo de canhão, o campo de força energizado desaparece por alguns instantes, deixando a astronave totalmente desprotegida diante do ataque dos invasores do espaço!


Código: 06 AV 9430
Título: OVNI!
Data de lançamento no Brasil: 1983
Equivalente americano: UFO!
Equivalente europeu: Satellite Attack

Capitão Andy contra a Ameaça do Espaço...


Por Ricardo Silva

Não é novidade o uso da imaginação em histórias em que ao jogar videogame, alguém é sugado para a máquina, como no filme "Tron" ou como um videogame pode quase exterminar a raça humana no filme “Jogos de Guerra”, poderíamos citar tantos outro filmes ou mesmo séries com este tema.

A edição de inverno de 1983 da revista americana Odyssey Adventure publicou uma história em quadrinhos sobre Andy, o menino que teve uma experiência diferente ao jogar Alien (Alien Invaders – Plus!) Lançado em 1981 nos Estados Unidos e em 1983 no Brasil .

O Odyssey Brasil publica aqui para você o quadrinho já em versão traduzida para o português... Confira:

Clique na imagem para ampliá-la






Alien por Odyssey Brasil


Por Earl Green


Alien foi o primeiro jogo de Odyssey que fiquei viciado, lembro que minha mãe achava muito engraçado, especialmente a parte em que o polvo gigante do espaço descia do alto da tela para perseguir o jogador quando era atingido e ficava desprotegido depois que perdia todas as suas defesas.

Alien foi um bom exemplo da abordagem que o Odyssey usava em adaptar jogos de arcade populares sem todos os licenciamentos que custavam muito caro, este título, obviamente usou Space Invaders como inspiração, mas também adiciona elementos suficientes para torná-lo um jogo diferente do original.

Ao invés de incontáveis batalhas do Space Invaders, Alien consegue fazer uma disputa entre você e os invasores do espaço, existe também uma barreira de proteção que os alienígenas têm, o que torna mais difícil a vitória sobre eles.

O charme do jogo fica por conta da perseguição do polvo alienígena sobre você quando perde todo o armamento...  Não se engane, este não é um jogo fácil, em poucas ocasiões eu consegui bater a máquina ainda por mínima margem.

PRÓS
Durante toda a batalha, A nave-mãe alienígena usa um sistema de andar por toda tela, frente e para trás, na parte superior da tela. Eu tenho que admitir, para o Odyssey  (ou mesmo o Atari), a animação para ele foi muito legal. Como uma espécie de polvo do espaço com um olho gigante no centro que poderiam lançar rajadas laser em você.



Outro ponto positivo, é quando sua nave espacial for destruída, você não será totalmente aniquilado e sumirá de vez, ao invés disso, você será deixado com seu personagem desprotegido, descrito como um robô que tem de correr para algum abrigo nas proximidades, onde ele pode obter um novo armamento desde que todos estes abrigos não tenham sido destruídos.

Alien



Uma diabólica dimensão para um dos mais populares jogos de ação de todos os tempos. Trata-se de um grande problema, oito robôs armados com canhão laser avançam.

Os robôs além de bem armados são protegidos por escudos blindados, a defesa deste ataque é feita apenas por um robô que está dentro de um tanque com canhão laser.

Escudos de laser molecular de alta densidade protegem o tanque do fogo inimigo, atrás de cada escudo existe um tanque adicional idêntico aos demais. Quando um tanque é atingido pelos lasers do inimigo, o robô fica desprotegido.

Através da alavanca de controle manual pode-se guiar o robô até o escudo laser molecular mais próximo para a retomada das ações de combate


Código: 06 AV 9428
Título: Alien!
Data de lançamento no Brasil: 1983
Equivalente americano: Alien Invaders - Plus!
Equivalente europeu: Space Monster

Barricada / Demolição


BARRICADA
No jogo Barricada você terá que "furar" a barricada de blocos no menor tempo possível. E, lutando contra esse seu esforço, o seu adversário estará no outro controle manual fazendo os diabinhos construtores refazerem tudo o que você conseguiu "furar". E você tem 90 segundos para "furar" completamente a barricada.

DEMOLIÇÃO
No jogo Demolição você terá apenas 60 segundos para dinamitar o maior número possível de blocos. Aí também estarão os diabinhos, mas desta vez eles estarão trabalhando com o dobro da velocidade. Vence o jogador que deixar o menor número de blocos sem destruir.





Review da Revista Odyssey Aventura
São apenas 90 segundos. E, neste curto espaço de tempo, você terá que furar a barricada do seu inimigo. Mas não pense que vai ser fácil, pois a cada bloco que você destruir, os soldados adversários lá estarão tentando reconstruir.
E na Demolição a emoção vai ser redobrada pela velocidade dos diabinhos. Os soldados adversários, e pelo seu limite de tempo; você tem apenas 60 segundos para destruir todos os blocos do inimigo.
(Publicado originalmente na Revista Odyssey Aventura N°1 | Inverno de 1983)


Informações Adicionais
Código: 06 AV 9427

Título: Barricada!/Demolição!
Publisher: Ed Averett
Data de Lançamento no Brasil: Inverno de 1983
Equivalente americano: Blockout!/Breakdown!
Equivalente europeu: Dam Buster

Caça Níqueis


Uma autêntica réplica da mais recente “Bandida” de nove visores e uma alavanca. Como se estivessem num casino, os jogadores podem fazer suas apostas de qualquer valor, em quantas combinações quiserem. Valem combinações nas horizontais ou nas diagonais. A cada aposta registrada, o dinheiro é deduzido do total do jogador, na base da tela do televisor.

As combinações vencedoras são pagas automaticamente: moedas caem da base da máquina e são imediatamente adicionadas ao total do jogador. A duração do jogo é decidida previamente entre os jogadores: pode-se jogar por tempo ou até que um dos participantes ganhe ou perca uma determinada soma...




Código: 06 AV 9426
Título: CAÇA NÍQUEIS!
Data de lançamento no Brasil: 1983
Equivalente americano: Casino Slot Machine!
Equivalente europeu: Las Vegas

Pachinko



Neste jogo cada jogador possui um energizador. Para levantá-lo e bater numa das bolas, basta apertar a tecla ACTION. A ideia é encaçapar a bola da sua cor nas caçapas buscando obter o maior número de pontos. Se a bola do seu oponente bater no rotor do seu lado, ela muda para a sua cor.
Quando uma bola bate na montanha mágica, os pontos da caçapa mudam e você pode ter maiores chances de fazer altos pontos. Tome muito cuidado com o Cri-Cri, ele é um imprevisível e incontrolável desmancha-prazeres. Correndo de um lado para o outro tenta pegar a bola para entregá-la ao oponente.



Review Odyssey Aventura
O mistério, a emoção e o imprevisto de um dos mais populares jogos do Oriente combinaram-se com o desenvolvimento da tecnologia eletrônica, para fazer de Pachinko uma excitante combinação das dificuldades do Fliperama com as incertezas de um Caça Niqueis. E, bem no meio disso tudo, estarão você e seu bastão de energia. Acerte; as bolas. Procure conseguir números mais altos do seu lado usando a Montanha Mágica, mas tome cuidado como robô Cri-Cri. Ele vai fazer tudo para atrapalhar você.
(Publicado originalmente na Revista Odyssey Aventura N°1 | Inverno de 1983)


Informações Adicionais
Código: 06 AV 9425
Título: Pachinko!
Publisher: Ed Averett
Data de lançamento no Brasil: Inverno de 1983
Equivalente americano: Pachinko!
Equivalente europeu: Basket game
 

Artigos e Notícias

ODYSSEY - O VIDEOGAME DA PHILIPS Copyright © 2009 Designed by Ricardo Silva